ombada pelo IPHAN, em 1988, como patrimônio histórico e artístico nacional, Pirenópolis se destaca como um dos principais polos turísticos do estado de Goiás. A cidade preserva muitas riquezas naturais, sendo o lar de parques ecológicos, fazendas, rios e cachoeiras. E se não temos praia por perto, o jeito é aproveitar as quedas d’água – são mais de 80 espalhadas por todo o município!

E uma coisa nós podemos garantir, não há nada melhor para sair da rotina do que descobrir novos lugares para visitar em Pirenópolis. Pensando nisso, selecionamos 3 desses, que são paradas obrigatórias para quem ama curtir a natureza! Que tal reservar um final de semana ou feriado para conhecê-los?
Santuário Vaga Fogo Localizado a 6,1 km do Centro Histórico, o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, criada em 1990 para promover a educação ambiental, o ecoturismo e a produção sustentável de alimentos. Lá você conta com uma linda e acessível trilha, com percurso total de 1.500m revelando árvores centenárias que margeiam o Rio Vagafogo, onde é possível se refrescar em uma pequena cachoeira.

Além da trilha, o Santuário oferece atividades para visitantes de todas as idades, como: arvorismo, rappel, tirolesa pêndulo, biblioteca, quiosque com redes para descanso e o Brunch, uma verdadeira experiência gastronômica com cerca de 45 itens produzidos na própria fazenda a partir de frutos do cerrado e produtos locais.
Santuário Vaga Fogo

Localização: R. do Frota, 888 – Vila Pompeu II, 6km, Pirenópolis
Contato: (62) 3335 8515
Horário de funcionamento: das 09:00h às 17:00h
Valores das Aventuras
Cachoeira Paraíso

A cachoeira Paraíso está localizada na fazenda Araras, a 30 km do Centro Histórico. O caminho da recepção até as cachoeiras é de aproximadamente 120 m , com calçadas de pedras niveladas desde o estacionamento, o que torna o acesso adaptável tanto para crianças quanto para idosos. Você poderá explorar 3 quedas d’água e seis piscinas naturais de águas cristalinas.

Além da natureza exuberante, o local oferece a melhor estrutura de serviço entre as cachoeiras de Pirenópolis, com banheiros, lagoa, parquinho infantil, várias opções de trilha, redário, área de camping e restaurante que comporta até 80 pessoas e serve uma deliciosa comida caipira no fogão à lenha.
Cachoeira Paraíso

Localização: GO 338 – saída para a cidade de Goianesia, 30km de Pirenópolis
Contato: (62) 99938-5490
Horário de funcionamento: das 09:00h ás 17:00h.
Preço por pessoa: R$15,00
Cidade de Pedra

Localizada a 56 km de Pirenópolis, a Cidade de pedra é considera a área com o maior complexo de formações rochosas quartzíticas uniformes do Brasil. Que formam cânions e labirintos, com formatos diversos, lembrando animais ou até mesmo rostos humanos.

Para visitar o local, conhecido como Serra de São Gonçalo, é imprescindível a presença de um guia experiente, pois a caminhada é de dificuldade média a alta, com cerca de 10 km. O local foi decretado como Monumento Natural Municipal em 04 de outubro de 2005, devido ao seu alto grau de relevância. Lá você encontra uma grande variedade de espécies de flora, como velosiáceas, eriocaulaceas, bromeliáceas e líquens rochosos, num ambiente espetacular e muito diferente do que se tem costume de ver.

Para fazer a trilha, deve-se levar água para beber, alimentos e estar vestido adequadamente, pois o passeio tem duração de aproximadamente 7 horas. A dica do Agita é você procurar um bom guia de turismo no CAT (central de atendimento ao turista), localizado na Rua do Bonfim – Centro Histórico, aberto das 08:00h às 17:00h. Para mais informações, ligue no (62) 3331-2633.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Quero lhe apresentar o diretório de artigos https://www.artigosenoticias.com.br/ onde você pode publicar gratuitamente artigos com backlink DoFollow para aumentar a autoridade do seu site, melhorar o ranqueamento no google e atrair mais visitantes.
    É grátis! Basta escrever um artigo de 500 palavras ou mais com boa qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui