ENCANTE-SE COM A HISTÓRIA.

IGREJA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM

É uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, dedicada ao Senhor do Bonfim. Foi erguida a partir de 1750, ano em que chegou a imagem de Nosso Senhor Jesus do Bonfim , trazida de Salvador pelo sargento-mor Antônio José de Campos, estando concluída em 1754. A imagem de Nosso Senhor do Bonfim veio de Salvador para Pirenópolis, através de um comboio com 264 escravos. Em 1887 foi restaurada para pior, com a introdução do estilo neogótico, mas em 1937 voltou a aparência primitiva, mas ao mesmo tempo pondo fim a pintura do teto e das paredes do altar-mor, onde se podia ver todas as estações do calvário e os florões recortados nos barrados das paredes.

Mais informações: https://pirenopolis.tur.br/turismo/atrativos/centro-historico/igreja-do-bonfim

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Igreja da Matriz, foi erguida em Pirenópolis entre 1727 e 1738. A igreja tem estilo português colonial simples, em taipa de pilão (barro socado), com torres e fachadas estruturadas em madeira e base em pedra de cantaria. Em 2002, um incêndio devastador consumiu todo o seu telhado. Após mais de três anos, a Igreja foi reconstruída. O templo faz parte do Centro Histórico da cidade, no qual também estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo/Museu de Arte Sacra, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, o Teatro Pirenópolis, o Cine Teatro Pireneus e a Casa de Câmara e Cadeia, atual Museu do Divino.

Tombado como Patrimônio Histórico, o Centro pode ser percorrido todo a pé. Essa é a melhor maneira de testemunhar o efervescente centro urbano que foi Pirenópolis durante o Ciclo do Ouro, período do século XVIII em que a extração e a exportação do ouro e do diamante dominaram a economia do Brasil.

Mais informações: https://pirenopolis.tur.br/turismo/atrativos/centro-historico/igreja-matriz/matriz-historia

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO E MUSEU DE ARTES SACRAS

A igreja foi construída em 1750 por Luciano Nunes Teixeira, minerador, e seu genro Antônio Rodrigues Frota em devoção à Nossa Senhora das Mercês. No começo tinha o objetivo de ser usada só pela família de Luciano. Em 1868 foi reformada conforme a arquitetura colonial e ficou muito parecida com a que vemos atualmente. Em 1935 a fachada foi modificada para o estilo art-decó, mas voltou a fazer parte do estilo colonial, com outra reforma, em 1976. Daí em diante, ela foi se transformando em Museu da Arte Sacra e neste meio tempo, só funcionou em ocasiões muito especiais. Finalmente a igreja foi aberta e o museu inaugurado no dia 7 de outubro de 2009. No museu têm muitos objetos de culto, imagens de Nossa Senhora do Carmo, de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e da Boa Morte da Lapa, sinos, altares e também os túmulos dos construtores da igreja, Luciano e Antônio.

Mais informações: https://pirenopolis.tur.br/turismo/atrativos/centro-historico/igreja-do-carmo

MUSEU DAS CAVALHADAS

Na casa onde morou Maria Eunice, localizada na Rua Direita, n° 39, no Centro Histórico de Pirenópolis, está localizado o fabuloso Museu das Cavalhadas, que foi aberto ao público em 1976. Podemos dizer que a Festa do Divino entrou na vida de Maria Eunice aos poucos, quando seus filhos Luiz Armando e João Luiz, ainda jovens, decidiram participar das Cavalhadas e aprontavam no quintal de onde hoje é o museu. A mãe os ajudava na custosa arrumação dos cavalos, no cuidado com a roupa engalanada, no trato com os ajustes finais aqui ou acolá.

Mais informações: https://morroalto.tur.br/atrativos/nome/Museu+das+Cavalhadas

MUSEU RODAS DO TEMPO

Para quem gosta do estilo aventureiro e a sensação ímpar de liberdade que a viagem em duas rodas proporciona, não pode deixar de visitar o Museu Rodas do Tempo. Já na saída para as principais cachoeiras, principais atrativos de Pirenópolis, o museu é um programa diferente para se fazer na cidade. O acervo conta com motos, bicicletas e scooters e é hoje uma das maiores coleções particulares de veículos antigos de duas rodas existentes no Brasil. Modelos que fizeram história seja pelo caráter esportivo, estradeiro ou até bélico podem ser vistos em excelente estado de conservação com a contextualização histórica que as fizeram fenômenos mundiais de luxo, conforto, economia e até ostentação.

Mais informações: http://rodasdotempo.com.br/

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on google

DESCUBRA TAMBÉM

MONTSERRAT GASTRONOMIA

O Montserrat Gastronomia está instalado as margens do Rio das Almas na turística cidade de Pirenópolis, Goiás. O seu nome é uma

BOTTEGA DO MALTE

É um estabelecimento aconchegante para você fazer uma boa refeição, seja sozinho ou acompanhado. Caso queira conhecer, entre em contato para fazer

RESTAURANTE BACALHAU DA BIBA

Como o próprio nome já revela, nosso restaurante é especializado no famoso prato português. As mesas são distribuídas entre móveis e objetos

BISTRÔ ROMARIA

O Romaria Bistrô é uma homenagem ao Brasil e suas influências.Comida brasileira de qualidade, com ingredientes saudáveis, numa permanente busca pela melhor